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blog:menu [2014/05/13 13:54] ernesto |
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====== Blog de Teoria Eletromagnética 2, 2014.1====== | ====== Blog de Teoria Eletromagnética 2, 2014.1====== | ||
+ | ==== P3, sex. 13/6 ==== | ||
+ | Hoje tivemos nossa P3. As notas já estão disponíveis [[:notas|aqui]]. A VS será na sexta 27/6, às 10h. | ||
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+ | ==== Aula 36, seg. 9/6 ==== | ||
+ | * Hoje resolvemos vários problemas do cap. 12 do Griffiths; foi a nossa última aula do curso. A P3 está marcada para a próxima segunda-feira, dia 16/6, às 14h30. Na quarta-feira, 11/6 estarei na minha sala para devolver listas resolvidas e tirar dúvidas entre 10h e 11h30. | ||
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+ | ==== Aula 35, sex. 6/6==== | ||
+ | * Consideramos uma configuração de capacitor de placas planas paralelas, descrevendo o campo gerado por elas no seu próprio referencial, e em outros referenciais inerciais em movimento relativo ao capacitor. Consideramos também uma configuração com solenóide, fazendo o mesmo. Com isso conseguimos obter as transformações de Lorentz para os campos E, B. | ||
+ | * Exemplos 12.13 e 12.14: usando as transf. de Lorentz, obtivemos os campos E e B de uma carga em movimento uniforme, de forma bem mais simples do que tínhamos feito anteriormente (com os potenciais de Liénard-Riechert). | ||
+ | * Problema 12.47: descrevendo como um observador em movimento vê uma onda plana eletromagnética. | ||
+ | * Problema 12.10: inclinação de mastro de barco (necessário para resolver o problema 12.42, que faremos na próxima aula. | ||
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+ | O que vimos corresponde à seção 12.3.2 do Griffiths. Vamos parar a matéria por aqui. Na próxima segunda-feira teremos uma aula só de exercícios, e (a combinar) mais na quarta. Atentem para as novas datas e horários da P3 e da VS. | ||
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+ | ==== Aula 34, qua. 4/6==== | ||
+ | * Exemplo 12.11: movimento de cíclotron. | ||
+ | * Exemplo 12.12: momento oculto. Vimos que o momento das partículas carregadas que constituem uma corrente não é nulo, quando levamos em conta a relatividade. Esse é o momento oculto, que tinha aparecido de forma disfarçada no exemplo 8.3. | ||
+ | * Magnetismo como fenômeno relativístico. Discutimos uma situação em que há um campo elétrico em um referencial, mas um magnético em outro. Esse é um exemplo de como os campos se transformam sob transf. de Lorentz. Na próxima aula estudaremos isso de forma mais sistemática. | ||
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+ | O que vimos corresponde às seções 12.2.4 e 12.3.1 do Griffiths. | ||
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+ | O [[http://gamelab.mit.edu/games/a-slower-speed-of-light/|jogo conceitual "A slower speed of light"]], desenvolvido pelo MIT, mostra efeitos relativísticos devido ao movimento do personagem que você controla no jogo. É bem curioso! | ||
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+ | Hoje discutimos a remarcação das datas da P3 e VS. A P3 ficou para o dia 16/6 (segunda-feira) às 14h30, e a VS para o dia 27/6 às 10h. | ||
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+ | ==== Aula 33, seg. 2/6==== | ||
+ | * Cinemática relativística: como partículas sem massa podem aparecer na relatividade. Fótons. | ||
+ | * Exemplo 12.8: decaimento de píon. | ||
+ | * Exemplo 12.9: espalhamento Compton. | ||
+ | * Problema 12.34: colisões com alvo móvel versus colisões de duas partículas contra-propagantes. | ||
+ | * Dinâmica relativística: a 2a Lei de Newton continua valendo, mas para o 4-momento. Como se transformam as forças. Forças de Minkowski (força própria). | ||
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+ | O que vimos está nas seções 12.2.3 e 12.2.4 do Griffiths. | ||
+ | ==== Aula 32, sex. 30/5==== | ||
+ | * Problema 12.22 - diagramas de Minkowski. | ||
+ | * Tempo próprio, definindo a quadri-velocidade; vimos que ela se transforma, sob transf. de Lorentz, de forma mais simples que a velocidade ordinária. | ||
+ | * Problema 12.26: calculando o valor do produto escalar (invariante) da 4-velocidade por ela mesma. | ||
+ | * Energia e momento relativísticos; definição do 4-vetor momento, da energia relativística, da energia de repouso e da energia cinética. | ||
+ | * Fato experimental: em todo sistema isolado, a energia relativística e o momento se conservam. | ||
+ | * Relação simples entre o momento e a energia relativísticos. | ||
+ | * Problema 12.2 e 12.8: analisando uma colisão simples, para ver como o momento ordinário não é automaticamente conservado em referencial S' se ele for em S (usando transf. de Lorentz), enquanto que o momento relativístico é. | ||
+ | * Cinemática relativística: exemplo 12.7. | ||
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+ | O que vimos corresponde às seções 12.2.1, 12.2.2 e 12.2.3 do Griffiths. | ||
+ | ==== Aula 31, seg. 26/5==== | ||
+ | * Exemplo 12.6: usando as transf. de Lorentz para achar a fórmula de adição de velocidades. | ||
+ | * Quadrivetores: definição e propriedades. Vetores covariantes e contravariantes. Invariância do produto escalar. Intervalo invariante, intervalos tipo espaço, tempo e luz. | ||
+ | * Diagramas de Minkowski (de espaço-tempo). Presente, futuro, conjuntos de pontos com o mesmo intervalo. Causalidade. | ||
+ | O que vimos corresponde às seções 12.1.3 e 12.1.4 do Griffiths. | ||
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+ | Atenção: resolvi suspender a aula desta quarta 28/5, por causa da greve dos rodoviários no Rio de Janeiro, e possível declaração de greve também em Niterói. Nossa próxima aula será na sexta-feira. | ||
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+ | ==== Aula 30, qua. 21/5==== | ||
+ | * Exemplo 12.2: o paradoxo dos gêmeos. Os dois gêmeos não são equivalentes, pois só um deles é acelerado. | ||
+ | * Problema 12.8: foguete e sinal de luz que ele manda, intervalos nos referenciais da Terra e do foguete. | ||
+ | * Contração de Lorentz: experimento de pensamento com a luz cruzando um vagão de trem em movimento. Vimos como o vagão deve se encurtar para um observador estacionário. | ||
+ | * Paradoxo da escada e do celeiro: qual dos dois encurta? Depende do ponto de vista. | ||
+ | * As transformações de Lorentz: derivamos usando o encurtamento de Lorentz. Exemplo 12.4: usando as transformações de Lorentz para encontrar novamente a dilatação temporal e a contração de Lorentz. | ||
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+ | O que vimos está nas seções 12.1.2 e 12.1.3 do Griffiths. | ||
+ | ==== Aula 29, seg. 19/5==== | ||
+ | * Hoje houve vista da P2, e discutimos os problemas da prova. | ||
+ | * Problema 12.5: sobre a diferença entre o que um observador vê (com possíveis efeitos de retardo) e o que ele observa (com a ajuda de outros observadores no mesmo referencial inercial que ele). | ||
+ | * Problema 12.6: como efeitos de retardo podem sugerir, erroneamente, que um objeto se move a velocidades superiores à da luz. | ||
+ | * Segundo experimento de pensamento: dilatação temporal. Vimos que um possível paradoxo é resolvido quando se percebe que o processo de medida de um intervalo de tempo requer mais de um relógio sincronizado. | ||
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+ | O que vimos está na seção 12.1.2 do Griffiths. | ||
+ | ==== Aula 28, sex. 16/5 ==== | ||
+ | * Hoje começamos a discutir a teoria da relatividade restrita. | ||
+ | * Princípio da relatividade: as mesmas leis (da mecânica) devem se aplicar em qualquer referencial inercial. Referenciais inerciais são definidos como aqueles em que a 1a Lei de Newton vale. | ||
+ | * O princípio da relatividade vale também para a dinâmica? Vimos argumentos a favor e contra. Lembramos o que se pensava sobre o hipotético éter, e como ele proveria um referencial preferencial para a eletrodinâmica. Só que os experimentos de Michelson-Morley indicaram que a velocidade da luz era a mesma em todas as direções, o que é incompatível com essa hipótese. Por 20 anos várias hipóteses foram propostas para explicar os dados experimentais, até que Einstein veio com a sua solução. | ||
+ | * Einstein fez 2 postulados, a partir dos quais todas as consequências da relatividade restrita seguem. O primeiro postulado é que o princípio da relatividade deve valer não só para a mecânica, mas para toda a física. O segundo postulado é que a velocidade da luz é constante, e a mesma, em qualquer referencial inercial. | ||
+ | * Vimos a fórmula de adição de velocidades (que mais tarde provaremos), analisando alguns exemplos. Problema 12.3 (adição de velocidades). | ||
+ | * Experimentos gedanken (de pensamento), que ilustram resultados importantes da relatividade. Primeiro: relatividade da simultaneidade - vimos que observadores em movimento relativo vão discordar sobre o ordenamento temporal de eventos. | ||
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+ | O que vimos corresponde às seções 12.1.1 e 12.1.2 do Griffiths. | ||
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==== Prova 2, seg. 12/5==== | ==== Prova 2, seg. 12/5==== | ||
+ | **Importante**: devido à greve de ônibus no Rio, **não teremos aula na quarta-feira 14/5**. | ||
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Hoje tivemos a nossa prova. Assim que eu tiver corrigido coloco as notas aqui. | Hoje tivemos a nossa prova. Assim que eu tiver corrigido coloco as notas aqui. | ||
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==== Aula 27, sex. 9/5==== | ==== Aula 27, sex. 9/5==== | ||
Hoje fizemos vários problemas como revisão para a prova de segunda-feira. | Hoje fizemos vários problemas como revisão para a prova de segunda-feira. |